sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Yukata

Ano passado eu fiz uma Yukata para a Malu ir à quermesse do Templo Budista aqui de Brasília. Ela ocorre todo ano no mês de agosto. Frequento a festa desde minha 8ª Série, em 1999, fui por conta de um trabalho escolar sobre o Japão e desde então me apaixonei pela cultura.

A Yukata que fiz ano passado ficou uma graça, mas como era algo totalmente novo para mim percebi ao final uns errinhos.

Não parava quieta, não consegui nenhuma foto boa!

Esse ano tentei corrigir o maior erro, que era a largura da yukata, pois quando a Malu andava abria toda e via claramente a roupa por baixo. Lógico que não imagino a Malu andando que nem uma japonesa de yukata e se comportando para que não abra, mas a do ano passado realmente precisava fechar melhor.  

Usei o mesmo molde que usei ano passado com os ajustes, peguei esse molde no Deviant Art (http://www.deviantart.com/art/Yukata-Kimono-Pattern-139341856).

Molde do ano passado com remendos.


Usei um tecido de algodão mesmo, já estou acostumada a trabalhar com esse tipo de tecido, pensei até em usar algo mais tradicional, mas preferi não arriscar ainda. Ano passado escolhi uma estampa mais divertida, esse escolhi um clássico e mais delicado!!! 

Queria umas flores mais parecidas com Sakura, como não achei escolhi essa de rosas.


O obi(a faixa que amarra na cintura) eu fiz ainda pensando na comodidade para a Malu. Um original teria que ser uma faixa comprida que enrola umas três vezes ao corpo e se faz o laço. Achei que tudo isso minha pequena não iria gostar e ter paciência de colocar. Então fiz fechando com velcro. Ano passado optei por botões, mas não gostei muito do resultado, o velcro me deu possibilidade de ajustar melhor na Malu.



Ainda sobre o obi, de início seria com tecido de algodão assim como a yukata, mas achei uns tecidos da minha mãe na cor que queria e mais acetinado. O que deu um toque especial. E para facilitar já estava cortado em tira!! Precisei apenas costurar. Mas como só tinha um pedaço tive que fazer o laço com outro tecido que achei junto, era branco e combinava.




Aproveitei também e fiz esse ano um enfeite de cabelo, e fiz um kanzashi mais simplificado. Achei que seria fácil, mas acabei descobrindo que é muito mais delicado o que torna demorado para fazer. 



No final ficou lindo e novamente Malu dançou e aproveitou muito a festa!!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário